24 de agosto de 2012

O lenço de Cristo




 O lenço que Jesus dobrou

    Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe.
  Quando li o e-mail que minha esposa recebeu de uma amiga, fiquei refletindo o quanto Cristo é simples e detalhista ao mesmo tempo, no seu caminhar, falar, curar e até mesmo em sua morte Ele não nos deixou duvidas a respeito da ressurreição.
   Em João 20:7 (versão NVI) -  Nos diz que o lenço que estava sobre a face de Jesus Cristo, "não foi simplesmente deixado de lado", como os lençóis no túmulo.
    O Evangelho Segundo João reserva um versículo inteirinho para nos apresentar que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra.
    Esta história começa com Maria Madalena indo ao sepulcro bem cedinho (ainda estava escuro), e descobriu que tinha sido removida a pedra da entrada. Ela foi correndo encontrar Simão Pedro e outro discípulo... aquele a quem Jesus amava (João), e disse: "Tiraram o corpo do Senhor  e agora não sabemos para onde o levaram." Pedro e o outro discípulo foram correndo ao túmulo para ver o que tinha acontecido. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Mas quando ele chegou no local parou e abaixando-se observou os lençóis de linho, mas ele não entrou no túmulo. Então Simão Pedro, seguindo-o, chegou e entrou. Ele também notou os lençóis ali deixados, enquanto que o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado, e colocado em outro  lado. 
    O quanto isso é importante? MUITO!
    Isto é significante? Certamente que SIM!
   Para entender a significância do lenço dobrado é preciso que entendamos um pouco  sobre a tradição Hebraica daquela época.
   O lenço dobrado e deixado a parte tem que a ver com o Amo e o Servo, todo menino Judeu conhecia essa tradição.
   Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo, ele buscava fazer exatamente da maneira que seu Amo gostava.
   A mesa era colocada perfeitamente, e o Servo ficava esperando fora da visão do Amo, até que o mesmo terminasse a refeição.
   O Servo não podia se atrever (JAMAIS) a tocar na mesa antes que o Amo tivesse terminado a sua refeição. Mas ao terminar a refeição, o Amo se levantava, limpava os dedos, a boca e sua barba, e embolava o lenço jogando sobre a mesa.
    Naquele tempo o "lenço embolado" queria dizer: "EU TERMINEI".
         Mas se o Amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo jamais ousaria tocar na mesa porque, o lenço dobrado queria dizer:
         "Eu vou voltar!"
Amigo...
O sepulcro esta vazio, e você ESTA CIENTE  que BREVE ( talvez hoje) o nosso grande Rei e Senhor vai voltar?
Estás preparado para recebê-LO?
Dia maravilhoso será aquele quando estaremos (EU E VOCÊ) para sempre usufruindo a  GLÓRIA do banquete eterno na companhia dEle !

 (Texto tirado através de um e-mail e finalizado juntamente com o Pr. T.W.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário