5 de março de 2013

M O D A


É difícil falar de moda em um ambiente tão diverso como o cristão. Posso conversar com vocês e encontrar desde meninas de igrejas liberais que permitem tudo, até  as que frequentam igrejas conservadoras que não permitem quase nada. E de repente o que é certo para uma, se torna errado para outra.

Acredito que o assunto moda é meio que um TABU para muita gente dentro da igreja. E quando falo MODA, não falo só da ROUPA, mas sim de tudo que está envolvido no processo de beleza exterior, o gostar de ESTAR BONITA, na maioria das vezes é tratado como algo errado, VAIDADE.

"Nós não precisamos de beleza exterior, nossa beleza é cristo!",
"O excesso de vaidade é luxúria, para quem você se veste?", 
"Porque buscar coisas que não são alimento para alma?", São algumas das frases que eu já ouvi, e com certeza, vocês também.
Mas a questão é... Será que isso tudo (moda) é errado mesmo?

Eu já escrevi e vou repetir MAIS UMA VEZ falando um pouco do meu testemunho e como decidi entrar para este "meio."

Um dia eu estava refletindo sobre isso, pois havia decidido estudar moda e fiquei perguntando a Deus se eu não estava errado, pois muitas vezes, sentia que esse universo era uma coisa TOTALMENTE FÚTIL, e um dos caminhos MAIS RÁPIDOS para se desviar dos verdadeiros valores cristãos. Muitas vezes, sentia que era errado gostar tanto de algo que não trazia nenhum beneficio para a alma, e me sentia contrariado toda vez que ouvia aquela palavra: "E pensais nas coisas que são do alto...", porque MODA e BELEZA sempre foram aspectos bem carnais na minha concepção.

Ao meditar sobre o assunto e comecei a observar o que estava ao meu redor, pude então contemplar as flores... Tão coloridas, cheias de texturas, algumas com formas engraçadas, diferentes tamanhos e perfumes, e me perguntei... Porque Deus as criou tão bonitas e diferentes? Afinal, não poderiam elas serem somente de uma cor? Ou com uma só forma? Ou com uma só textura?

A analogia das flores x beleza foi inevitável! Não consegui dissociar a ideia de que as roupas também tem diferentes formas, texturas, detalhes... E que as flores são perfumadas e agradáveis, assim como muitas pessoas buscam ser através de perfumes, maquiagens, esmaltes e roupas... 

Minha cabeça começou a viajar ainda mais e logo eu lembrei do trecho de Mateus 6:28 e 29 que diz que nem salomão com toda a sua glória se vestiu com tanta exuberância como os lírios do campo. E então pensei... Se Deus gosta de ver as flores na sua beleza mais diversa, rica e exuberante, porque conosco seria diferente?

Como posso eu dizer que estar bonito é algo que desagrada a Deus?

Talvez você nunca tenha pensado na beleza como algo errado e contrário a vontade de Deus, mas com certeza já encontrou ou vai encontrar alguém que acha que tudo isso é uma grande besteira e perda de tempo para quem quer buscar a cada dia a santificação. Eu mesmo já fui muito questionado, e sempre me lembrava as flores ao dizer que Deus gosta quando estamos bonitos(as). 

As vezes Deus fala com agente de forma engraçada. Foi ali, no jardim que eu obtive a resposta para a minha maior dúvida até então. Deus fez as flores bonitas, porque é assim que ele gosta de vê-las, perfumadas, cada uma a seu modo, seu ESTILO, diferentes texturas, cores, tamanhos e formas. Porque então considerar pecado que a mais suprema criação dEle também seja belo como as flores? Deus nos ama e nos criou para que pudéssemos desfrutar da vida e de tudo que por Ele foi criado.

Claro que isso não é desculpa para deixar essas coisas tomarem o espaço no nosso coração que só deve ser dado a Deus. 

Gostaria de falar que NÓS (eu e você) nos vestimos para "DAR UM RECADO". No trabalho você se veste de maneira que acaba passando uma mensagem de credibilidade, de sua personalidade. Costumo falar que sua roupa é sua BANDEIRA, A ROUPA MOSTRA O QUE VOCÊ PRETENDE. Ao se vestir pense pra quem você esta se vestindo e o recado que você pretende passar. A pergunta que eu faço quando vou criar uma peça de roupa é QUAL RECADO QUE VOCÊ QUER PASSAR... A GRANDE maioria fala que quer ARRASAR, CHAMAR ATENÇÃO, FICAR MAIS SEXY. Outros querem um ar mais sóbrio e discreto.

Não quero de forma alguma escrever uma teoria ou afirmar que tudo isso que eu disse é a verdade absoluta do universo, até porque posso muito bem estar errado. Apenas gostaria que pudéssemos refletir sobre como podemos agradar a Deus até com as roupas que usamos. Há muito a se dizer ainda sobre isso, muito a se questionar, criticar e debater sobre moda e beleza no universo cristão e é obvio que existem limites. Mas antes de mais nada, gostaria deixar este texto sem tabus e preconceitos, mas com muita reflexão e sabedoria que apenas DEUS PODE NOS DAR.

www.facebook.com.br/rodrigostyl

Nenhum comentário:

Postar um comentário