12 de janeiro de 2012

O PEREGRINO




O PEREGRINO

Quem de vocês já tiveram o grande privilégio de passar um tempo lendo o livro "O Peregrino"? Acredito que muitos, afinal ele é o SEGUNDO livro de maior circulação no mundo (perdendo apenas pra nossa amada Bíblia). Pra aqueles que ainda não o leram (VAI ATRÁS! É muito bom mesmo, e hoje em dia existem até filmes com a história!), deixo aqui, só pra introduzir o post, um resumo da história:

******************************************************
"O jovem peregrino chamado simplesmente Cristão, atormentado pelo desejo de se ver livre do fardo pesado que carrega nas costas, segue sua jornada por um caminho estreito, indicado por um homem chamado Evangelista, pelo qual se pode alcançar a Cidade Celestial.
No ínterim, surgem-lhe várias adversidades, nas quais ele padece sofrimentos, chegando a perder-se, ser torturado e quase afogar-se. Apesar de tudo, o protagonista mantém-se sempre sóbrio, encontrando auxílio no companheiro de viagem Fiel, um concidadão seu.

A obra é uma alegoria contada como se fosse um sonho, voltando-se sempre a extrair dos eventos narrados alguns ensinamentos bíblicos de forma simbólica, nos moldes das parábolas bíblicas. John Bunyan também aí infere certos fatos históricos do seu tempo, como a perseguição aos Batistas." (Fonte: Wikipédia)
******************************************************

     Na verdade eu quero falar nesse post sobre a vida e o exemplo que nos deixou o autor de "O Peregrino", John Bunyan.

     Nascido em 1628, John sempre foi muito pobre, entretanto seus pais fizeram questão de dar o máximo para que ele pudesse ser educado.

     Houve vezes em que a pobreza era tanta, que ele não possuía nem um prato ou uma colher, somente exemplares dos livros "O Caminho do Homem Simples para os Céus" e "A Prática da Piedade", que foram tudo o que seu pai o deixara ao morrer.

     John Bunyan converteu-se, ao perceber a iminência do inferno e a necessidade de salvação, e até mesmo se auto-intitulou "o principal dos pecadores" (assim como Paulo fez em I Timóteo 1:15).
     Depois de sua conversão, passou a pregar. Mas, o inimigo, percebendo-se prejudicado pela boa obra que John Bunyan fazia, começou a levantar os mais variados obstáculos para que esse servo de Deus parasse.

     Entretanto, difamações, mentiras, calúnias e boatos não foram suficientes para parar esse grande herói da fé. Até que um dia, seus opositores o denunciaram por não observar os regulamentos dos cultos à igreja principal, e ele foi preso com pena perpétua, sem direito à revogação da sentença.

     Observando esse resumo da vida dele, me deixe explicar uma coisa pra vocês: John Bunyan tinha uma família com muitos filhos e uma esposa amada. Uma de suas filhinhas era cega. Ele queria pregar a Palavra às pessoas, seu coração ardia por isso! E ali na prisão ele não poderia nem ajudar sua família que tanto precisava dele, nem pregar. E os opositores lhe deram uma oportunidade de se libertar: bastava comprometer-se a não mais pregar quando saísse.

     E agora, pare só um minuto pra pensar e responda com sinceridade no seu coração, meu amigo: o que VOCÊ faria? Porque de certa forma ele não precisava negar sua fé. Bastava não mais pregar. E estaria livre!

     Bom, eis o que John Bunyan respondeu: "Se eu sair hoje da prisão, pregarei amanhã, com o auxílio de Deus".
     Que coragem! Esse grande homem de Deus preferiu a prisão a renunciar seu chamado.
      Ele pensava nas almas que precisavam ouvir a Palavra da vida.
     Por causa de sua decisão, John Bunyan ficou DOZE anos preso. E só saiu pela grande misericórdia de Deus que ainda tinha muito a fazer com sua vida. Ele saiu e pregou até os 60 anos de idade, quando veio a falecer.

     Agora, gostaria de meditar nisso. Nessa história de vida. Eu sempre gostei de ler livros sobre exemplos de vidas de cristãos porque sinto-me ao mesmo tempo compelido a fazer mais e humilhado por fazer tão pouco.
     Quando penso na vida de John Bunyan eu fico imaginando se eu teria a coragem e a fé suficiente para encarar 12 anos de prisão, deixar minha família, minha filhinha cega, tudo isso para não renunciar ao chamado que Deus me deu.

     Eu não sei, qual chamado o Senhor te deu. Talvez, nesse exato momento, você esteja numa "prisão", sendo provado.

     Acredite: nosso Deus tem um plano pra tudo que acontece em nossas vidas. John Bunyan, que é nosso exemplo nesse post, passou os doze anos na prisão, e foi lá que ele escreveu o segundo livro de maior circulação do mundo, que tem alcançado tantos corações até hoje, mais de 400 anos depois! Eu não sei porque Deus está te provando, mas EU SEI que Ele tem um motivo.

     Fique firme, porque Ele é Emanuel, Deus conosco, e em meio às lágrimas também.

     Ele te ama pra caramba. E vai sempre te amar.

    Pra terminar, quero deixar duas frases de John Bunyan que muito me abençoam.

                        Deus abençoe vocês, meus amigos!


"As melhores orações consistem, às vezes, mais em gemidos do que em palavras, e estas palavras não são mais que a mera representação do coração, vida e espírito de tais orações."

"Percebi pelas Escrituras que o Espírito Santo não quer que os homens enterrem os seus talentos e dons, mas antes que desperte
m esses dons..."

Abração . . .

2 comentários:

  1. Bah primo ..lendo esse post lembrei de quando aceitei Jesus , com 9 anos de idade assistindo esse filme num retiro da comunidade...eh tremendo!!! o filme eh bem antigo mas recomendo a todos que ainda nao viram.
    um abracao pra vcs
    Natali Mross

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, gostei muito do teu comentário sobre este livro. Esse livro me edificou muito, é uma relíquia e uma benção também. Deus sempre esta pronto para nos usar, basta nos colocarmos a sua disposição. Que o Senhor possa te usar para abençoar e salvar muitas vidas, para honra e glória dEle.Abraços!

    Jorge Caratti

    ResponderExcluir